Menutopo

últimos posts

05/09/2013

Passos de Ballet - Girando no ballet!

-Pirueta: Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque"e "attitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro saia no lugar. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.

Outra definição:
Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.


Pirueta en dedans: uma pirueta que gira para dentro. O corpo volta-se para a perna de apoio, por isso, se o dançarino gira sobre o pé direito, o dançarino se vira para a direita.

Pirueta en dehors: a pirueta que gira para fora. O corpo se transforma para a perna levantada, por isso, se o dançarino gira sobre o pé direito, o dançarino se vira para a esquerda.

NO VÍDEO ABAIXO ELE FAZ AS PIRUETAS EN DEDANS E ELA EN DEHORS!



Grande Pirueta, Pirueta à la seconde (também, Tours à la seconde) : Pirueta com uma perna levantada a 90 graus. Estes são tipicamente realizadas por homens. A partir de quinta posição com um grande battement na segunda posição, pernas em demi-plié para impulsionar as voltas. Os braços começam na segunda posição e fechar em primeiro lugar, a perna direita é levantada em segundo lugar, com um movimento rápido para cada turno en dehors.




FOUETTÉ - Do termo francês fouetté (chicote). Devido à grande diversidade dos vários passos, tanto da barra, de adágio e de allegro, denominados fouettés, é todo movimento seco (chicoteado) executado pela perna, ou pela perna e corpo, quando este faz um movimento, virando para o lado contrário da perna.




Grande fouette en Tournant (fouettes italiano) : A partir de arabesco, a dançarina vai de um plié profundo em uma série de relevés en pointe ou demi-pointe, enquanto balançando a perna de trás para a frente. Os braços passar da primeira para a quinta posição. Em uma meia volta , o corpo se afasta da perna levantada e termina em arabesco (ou atitude, com as costas para o público). Em uma volta completa , a perna é realizada devant até que o corpo se desloca através de arabesco para iniciar o movimento novamente com a perna varrido da parte de trás.


Piqué Tours en dedans (ou Pirueta Piqué): a dançarina passos en pointe em uma perna reta e curvas, enquanto a outra perna é colocada em passé (para que a sua vez está feito para a perna de apoio).

CHAINÉS - Uma série de voltas rápidas na ponta ou demi-pointe feitos em linha reta dentro de um círculo.



PROMENADE - Passeio, uma volta lenta dada sobre um pé (toda a planta no chão ou na ponta, neste último caso com a ajuda de um bailarino), enquanto a outra perna está numa dada posição (arabesque, por exemplo). Devem-se tomar como eixo os dedos do pé, enquanto o calcanhar vai executando uma volta completa em torno dele (o eixo).




DETOURNÉ - Desvirado de lado. Um détourné é uma volta para trás na direção do pé de trás invertendo a posição dos pés. É sempre feito nas pointes ou demi-pointes. Há duas formas de détourné: demi-détourné e détourné completo, girando uma meia volta no pé da frente em direção ao de trás,

TOUR EN L'AIR - Volta no ar. Em geral, passo para o bailarino homem. Saindo de 5a posição (ou qualquer outra, em geral 2a ou 5a) no demi-plié, o bailarino dá um salto para cima com as pernas bem juntas ao mesmo tempo em que vira uma ou mais voltas no ar com o corpo.



TOURNANT, EN - Virando. Adicional aos passos que podem ser feitos com uma volta do corpo. Como, por exemplo, o assemblé soutenu, que pode ser simples (sem a volta) ou en tournant.

SPOTTING - Este termo é dado ao movimento da cabeça em pirouettes, déboulés, fouetté ronds de jambe en tournant, etc. Nessas voltas a bailarina escolhe um ponto fixo à frente e ao rodar a cabeça deve fixar sempre o ponto de referência sendo a última a estar na direção deste ponto fixo e a primeira a se encontrar nesta direção enquanto o corpo completa a volta. Este movimento muito rápido da cabeça dá a impressão de que o rosto está sempre virado para a frente, evitando a tontura.

MARCANDO A CABEÇA:


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.